A oração é um fenômeno universal praticado por todos os povos em todas as épocas da história humana. A invocação ao transcendental está presente numa inesgotável variedade de formas pertinentes às diferentes culturas e à cada um de seus membros.
Percebe-se, atualmente, uma revalorização da oração. Sua prática é capaz de estimular a expansão da consciência e propiciar benefícios específicos que ajudam a melhorar nossas vidas.
Certamente a cura de enfermidades é uma das propriedades atribuídas à oração que suscita maior interesse.
Para os cientistas estudiosos do tema é mais fácil avaliar a eficácia da oração no campo da saúde que em outros campos como no da realização espiritual, do êxito profissional, das relações interpessoais ... pois, o diagnóstico médico possibilita a quantificação e, consequentemente, a avaliação objetiva das numerosas variáveis implicadas.
"Não procure fora. Volte-se para si mesmo. Pois é no Homem Interior que a verdade habita."
Santo Agostinho(400DC) - A Cidade de Deus
Neste novo milênio encontramos o casamento perfeito entre a ciência e a religião. Embora usem códigos de expressão diferentes em experimentos idênticos, encontram sempre os mesmos resultados. A física, a biologia e a psicologia corroboram nesta demonstração.
Considerando a unicidade energética do Universo, observa-se que a oração faz parte dos códigos essenciais invisíveis da comunicação intrapessoal e interpessoal capazes de vencer a ilusão de tempo e espaço. Atua como elo entre a mente consciente e inconsciente, demonstrando ser fonte de equilíbrio para a saúde, o desenvolvimento da inspiração e da criatividade.
À primeira vista o poder curativo da oração emana dos efeitos intrínsecos de sua prática. Diversos estudos médicos com pessoas que praticam a oração demonstram seu profundo efeito tranquilizante, observando uma diminuição das tensões musculares e do ritmo respiratório, redução da necessidade de consumo de oxigênio e da produção de dióxido de carbono, decréscimo da pressão sanguínea e, ainda, batimentos mais lentos e ritmados do coração. A oração profunda pode gerar a ocorrência de ondas cerebrais alfa, a diminuição do lactato no sangue e o aumento da resistência elétrica da pele, o que demonstra seu poder ansiolítico. Não é em vão que a oração está sendo empregada, cada vez mais, em experiências da pesquisa científica sobre o uso de ferramentas propícias para o crescimento na psicoterapia, enquanto que a expressão "terapia meditacional" tem trânsito relevante na medicina holística. A psiconeuroimunologia, uma especialidade da medicina, tem avaliado como o equilíbrio espiritual afeta as emoções.
Silva International, organização mundial que em 109 países congrega milhões de pessoas, mostra como a fé pode sanar o nível espiritual e físico do Ser Humano.
O Método Silva, mantendo o nível de objetividade que sempre o caracterizou e sendo isento de enfoques religiosos ou místicos, reforça neste workshop seu profundo respeito por todas as crenças que seus participantes possam ter e demonstra como todas elas são coadjuvantes fundamentais no crescimento e na realização humana.
Os participantes são levados a perceber a verdadeira relação que existe entre a ciência e o poder espiritual e como as crenças, particularmente a fé em um poder superior, contribuem de maneira essencial para o bem-estar físico.
Conteúdo Programático
O programa deste workshop inclui enfoques teóricos e práticos que se adaptam naturalmente às diferentes crenças praticadas. Os temas incluídos são os seguintes:
"A principal razão para a cura é o amor".
Paracelso (1493-1541)