"A gratidão não é somente a maior das virtudes; é também mãe de todas as outras."
(Cícero)
A pesquisa científica das últimas décadas cria bases para a projeção de um novo enfoque da Psicologia: a Psicologia da felicidade. Esta inovação destaca um ponto-chave para a saúde integral dos seres humanos: a gratidão. Também, durante milhares de anos, as grandes religiões já exaltavam o poder dos sentimentos e das emoções criados pela prática constante da gratidão.
Em um Universo onde a sustentabilidade é o pilar fundamental de apoio do seu equilíbrio, a própria visão quântica da Física ressalta sobre a necessidade urgente de incorporarmos o hábito e a prática da gratidão, que nos dá segurança de estarmos completamente presentes na verdadeira plenitude do viver.
Muitas vezes, situações de sofrimento e dor podem levar algumas pessoas ao campo da ingratidão. Estas pessoas, equivocadamente, se amparam em supostos conceitos de assertividade, autoimagem, autoafirmação, personalidade madura ou força interior e adotam comportamentos de uma falsa educação que despreza a gratidão. Naturalmente, observa-se como tudo isto gera infelicidade e falta de realização espiritual.
O Método Silva, com mais de meio século de estudos e pesquisa de excelência para educar a forma de pensar, é um convite constante para a manifestação da gratidão. Suas técnicas influenciam não somente a saúde integral. Também propiciam uma excelente e constante educação de crescimento e, de forma natural, desenvolvem as bases de um conceito de criatividade que sempre envolve a forte paixão por inovações sustentáveis, que se apresentam como um agradecimento à vida, criando renovação, equilíbrio e sensação de estar cumprindo uma missão útil a nível planetário.
“O Poder da Gratidão” é um workshop teórico-prático, com oito horas de duração, apoiado em pesquisa científica profunda sobre o tema gratidão.
Seu programa desenvolve-se por meio de conceitos acessíveis e didaticamente organizados para um bom aproveitamento do conteúdo por todos os participantes – adolescentes, jovens e adultos – e para sua aplicação prática em diferentes segmentos da experiência cotidiana.